A Escola Básica e Secundária da Calheta iniciou mais um ano letivo e com isso mais um ciclo de mobilidades do Projeto Erasmus. 

Decorreu durante o mês de setembro de 2022, o intercâmbio intercultural de quatro professores, tendo o mesmo ocorrido na cidade de Pollizi Generosa, na bonita ilha de Sicília (Itália). 

O projeto ‘Geoeducation for Everyone’ tem como tema principal os geoparques e estão envolvidos neste projeto, os seguintes países: Portugal, Turquia, Itália e Polónia. 

Os geoparques são importantes dispositivos educacionais em nível local e nacional, pois desempenham papéis cruciais no ensino e na aprendizagem das geociências ao ar livre. Nas aulas, as matérias são apresentadas pelo professor e, em alguns casos, ocorrem diálogos entre o professor e os alunos. Nesse método, os geossítios são apresentados e seus mapas são desenhados ou são mostrados virtualmente por meio de softwares e dispositivos eletrônicos. 

No decorrer das visitas de estudo, os geossítios são estudados sob a situação real e após a observação dos fenômenos e dos processos, diálogos acontecem entre os professores e os alunos e também entre os alunos. Além disso, os geoparques são visitados por pessoas de diferentes níveis educacionais e idades. Um dos objetivos do projeto Geopark é a popularização das geociências. 

Durante esta mobilidade foi visita as cidades de Palermo (Jardim Botânico, Centro Histórico), Pollizi Generosa (Madonie Geoparque) e Cefálu. Foi ainda possível contatar com o Presidente da Câmara Municipal de Pollizi Generosa e contatar com os alunos da escola local, que estão envolvidos neste projeto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*