Decorreu de 19 a 23 de setembro de 2022, na Escola Básica e Secundária da Calheta, o projeto Erasmus “Geoparks as an Educational Agents”.
É um projeto que envolve 6 escolas, representando a Turquia, Croácia, Grécia, Espanha, Roménia e Portugal.
O tema deste projeto são os Geoparques.
Um Geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos, que possui um notável Património Geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
Assim, o Geoparque Açores integra um número significativo de sítios de interesse geológico que, pelas suas peculiaridades ou raridade, apresentam valor científico, educativo, cultural, económico, cénico ou estético, ou seja, podem ser considerados como geossítios.
O Geoparque de São Jorge tem para oferecer vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, grutas, fajãs, mas também trilhos, gastronomia.
Todos estes elementos caracterizadores dos geossítios dos Açores e do património geológico, cultural e gastronómico da Região, valorizam o destino turístico Açores, que atualmente detém uma notoriedade internacional de ‘Certificação pela Natureza’.
Foram realizadas as seguintes atividades, neste projeto: apresentação da gastronomia à qual pertencem; visita à Fábrica de Atum de Santa Catarina e ao Museu Francisco Lacerda; passeio à Caldeira de Santo Cristo; visita ao concelho da Velas; passeio de barco e cerimónia de encerramento, com um jantar convívio entre todas as pessoas envolvidas na mobilidade (professores e alunos) e a entrega dos certificados de participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*