webinar

Webinar 1

Neste webinar, serão explicitadas as aprendizagens estruturantes que comportam o currículo do 1.º ciclo, considerando, particularmente, as relativas ao domínio da Leitura (e Escrita). Procura-se evidenciar em que medida é possível assegurar uma gestão de conteúdos em prol de uma promoção efetiva da aprendizagem e do treino da leitura, bem como sustentar práticas avaliativas congruentes com o ensino e a aprendizagem.

Webinar 1

Os desafios da aprendizagem da leitura no contexto presente:

como gerir o currículo e avaliar?

Data – 10 de maio de 2021

Horário – 17h00 – 18h00

Oradora – Odília Machado

Potenciais destinatários:

·           Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

·           Órgãos Executivos

·           Conselhos Pedagógicos

·           Núcleos de Educação Especial e Serviços de Psicologia e Orientação

·           Outros docentes e técnicos interessados na temática

·           Outros intervenientes (pais, encarregados de educação…)

Link de acesso: Clique aqui para participar na reunião.

 

Webinars 2 e 3

Nestes webinars, dá-se lugar à partilha sugestiva de estratégias para a promoção da fluência em leitura, considerando perfis diferenciados de aprendizagem.

No webinar 2, explicitar-se-ão os passos didáticos que podem ser incluídos em dinâmicas de trabalho que visam a melhoria das capacidades de precisão e velocidade leitoras, que obrigam, necessariamente, ao treino da leitura de palavras.

O webinar 3 incidirá sobre as diferentes fases em que se pode organizar o treino da leitura de texto, revertendo elas não só para ambas as capacidades anteriormente mencionadas, mas também para a melhoria da prosódia, entre outras aprendizagens essenciais ao domínio da leitura.

 

Webinar 2

Fluência leitora de palavras: como treinar e avaliar?

 

Data – 12 de maio de 2021

Horário – 17h00 – 18h00

Oradora – Anabela Sousa

Potenciais destinatários:

·           Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico:

o    Professores titulares de 1.º, 2.º, 3.º anos

o    Professores de apoio educativo

o    Professores de educação especial

·           Outros docentes e técnicos interessados na temática

·           Outros intervenientes educativos (pais, encarregados de educação…)

 

Link de acesso: Clique aqui para participar na reunião.

 

Webinar 3

Fluência leitora de texto: como treinar e avaliar?

 

Data – 17 de maio de 2021

Horário – 17h00 – 18h00

Oradora  Maria Graça Borges

Potenciais destinatários:

·           Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico:

o    Professores titulares de 2.º, 3.º e 4.º anos

o    Professores de apoio educativo

o    Professores de educação especial

·           Outros docentes e técnicos interessados na temática

·           Outros intervenientes educativos (pais, encarregados de educação…)

Link de acesso: Clique aqui para participar na reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*